Trajetoria e Importância do Projeto Superação

A preocupação com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores têm sido tema bastante atual no mundo do trabalho. Na Universidade Federal de Viçosa – UFV, a atenção com a saúde dos servidores esteve presente desde os seus primórdios, conforme pode ser constatado ao longo de sua história. Mesmo antes de sua inauguração, de acordo com o Relatório de Construção da Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, em 1926, já havia essa preocupação em relação aos operários envolvidos nas atividades de trabalho.

Partindo dessa perspectiva, no ano de 2006, surge o Projeto Superação no intuito de ofertar, dentro da estrutura física da UFV, atividades que estimulassem a prática regular de atividades físicas, e, assim, que contribuisse de forma significativa no combate ao sedentarismo, estimulo à qualidade de vida no trabalho e favorecesse a socialização dos servidores e de seus dependentes. A proposta do projeto, está ancorada nas pesquisas científicas que comprovam que atividades físicas regulares propiciam e potencializam o desenvolvimento de habilidades necessárias ao indivíduo para alcançar resultados significativos em sua saúde em geral.

A criação e realização do projeto, que iniciou com a oferta da natação e ginástica localizada aos servidores no ano de 2006, envidou ações e esforços conjuntos da Diretora de Recursos Humanos, hoje, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e de Professores dos cursos de Educação Física (DES) e de Dança (DAH).

Atualmente, são oferecidas as seguintes atividades: ginástica localizada (1 turma), caminhada/ corrida orientada (1 turma) , musculação (4 turmas), ginástica laboral (abrangendo 25 setores da UFV), e, em breve, a natação (3 turmas), que retornará, e, possivelmente, expandindo o número de vagas com a inclusão de novas ofertadas de horários. Também, com a nova recomendação de isolamento social, o Projeto está ofertando treinos virtuais para que os participantes continuem realizando atividades físicas orientadas em seus domicílios e em segurança.

Além dos benefícios oferecidos aos participantes, servidores e familiares da comunidade universitária, o Projeto Superação propicia aos acadêmicos do Departamento de Educação Física atividade de extensão e a realização de estágios supervisionados nas diversas atividades disponibilizadas.

Na execução deste projeto, há demanda de equipe multiprofissional formados por docentes, técnicos administrativos, como: médico, técnico de enfermagem, educador físico, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e graduandos em educação física e áreas afins. Todos comprometidos com o cuidado, acompanhamento da saúde, bem-estar e evolução dos participantes,

Como pré-requisito para participar do Projeto os servidores, assim como, seus dependentes são encaminhados para avaliações médicas e físicas buscando, desta forma, respeitar e atender as necessidades individuais de cada um.

É um projeto relevante para a comunidade universitária, sendo essa a maior razão para o Projeto Superação continuar ativo, buscando inovações e se aprimorando nesses 14 anos de existência.